top of page

TONTURA EM IDOSOS SAIBA OS PRINCIPAIS MOTIVOS

tontura-no-idoso_29732_l.jpg
R7c2313f8d49ff41e48982af55d5938f9.png
whats.png

A tontura em idosos é bastante comum e estão diretamente ligadas ao aparelho vestibular, órgão interno do ouvido, responsável por detectar os movimentos do corpo. Além disso, existem diversos outros motivos para que o idoso sinta esse sintoma. 

​

A tontura também causa mal-estar ao paciente e é importante que a família esteja sempre atenta aos sinais e investigue as causas do problema. 

​

Ir ao médico geriatra pode ser um bom ponto de partida para identificar as causas deste problema e definir tratamentos adequados e, se necessário, em parceria com outras especialidades.

 

Problemas do Sistema Vestibular

Como já citado acima, o vestibular é o conjunto de órgãos internos do ouvido, responsável pela manutenção do equilíbrio do corpo, já que detecta os movimentos corporais. 

​

Doenças como vertigem posicional paroxística benigna, é uma das que estão ligadas às alterações deste sistema, provocando tonturas de acordo com a posição da cabeça. 

​

Existem diversos outros problemas relacionados ao sistema vestibular. Por isso, o mais indicado é consultar um otorrino, para obter um diagnóstico e iniciar tratamento adequado.

  

Problemas emocionais

Outra causa de tontura em idosos pode estar relacionado a doenças psiquiátricas, como crises de ansiedade, pânico e depressão.

 

Muitas vezes os sintomas dessas doenças podem ser confundidas com os de um infarto, já que causam dores no peito, vertigem e taquicardia.

 

O ideal nesses casos é que um psiquiatra seja consultado.

Doenças cardiovasculares 

Problemas cardiovasculares também causam tonturas aos pacientes, podendo ser até mesmo um sintoma de infarto.

​

É de extrema importância que aos primeiros sintomas o paciente seja levado ao médico. 

bottom of page